As vantagens do Piso Vinilico

Apesar de ser um produto considerado relativamente novo no Brasil, o piso vinílico é muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil ele é comum em ambientes corporativos, como hospitais e escritórios, devido à facilidade de instalação e limpeza do produto, mas o uso residencial tem se popularizado ultimamente.

 

 

Características

Ele é feito à base de PVC (cloreto de metila) e minerais, é 100% reciclável e utiliza adesivos à base de água na instalação, contribuindo com a sustentabilidade ambiental.

Possui uma variedade imensa de cores, modelos ou texturas, sendo mais conhecidas as que imitam o aspecto da madeira.

Pode ser encontrado em mantas ou réguas. As mantas possibilitam maior agilidade e facilidade de aplicação, por serem peças maiores. As réguas, por outro lado, conferem maior qualidade estética, já que replicam de forma muito similar a madeira ou mármore, por exemplo.

Existem dois tipos de piso vinílico: o de cola e o de click. No vinílico colado, as placas são flexíveis e bastante resistentes a furos e atritos. O piso de vinil click vem em placas, funciona com sistema de encaixe e pode ser reutilizado. Ambos possuem grande durabilidade, excelente acabamento e manutenção simples.

 

Vantagens

Para quem gosta do visual diferenciado dos materiais nobres, mas não dispõe de um orçamento alto, o custo é uma das principais vantagens do piso vinílico, já que costuma ser mais em conta do que o material original.

A praticidade e rapidez na instalação do piso vinílico torna-o muito atraente para reformas, assim como o fato de poder ser utilizado sobre alguns materiais já existentes, como lajotas, cerâmicas, porcelanato, etc, sem necessidade de “quebra quebra”. Além disso, o vinílico de click (que dispensa o uso de cola) pode ser retirado e reutilizado, perfeito, portanto, para ambientes alugados, onde o proprietário não aceita modificações permanentes.

Em termos de acústica, o piso vinílico abafa os sons de passos (o famoso e irritante “toc toc”), sendo ideal para apartamentos.

 

 

O conforto térmico também deve ser mencionado, já que não transmite a sensação de frio ao pisar nele descalço. Ele é considerado um piso atérmico, ou seja, não se influencia pela temperatura exterior, qualquer que seja a estação, sendo ideal para as crianças brincarem ou os pets descansarem.

Importante destacar que graças aos materiais usados na sua produção, ele é também antialérgico, não acumula fungos ou bactérias.

A facilidade de limpeza (basta um pouco de água, detergente neutro e um pano limpo e seco) e a fácil manutenção também são fatores atraentes na escolha desse tipo de piso, além da maior resistência a riscos e manchas.

Instalação

Apesar de ser possível ser instalado na base do “faça você mesmo”, recomenda-se para um melhor resultado a escolha de uma construtora ou empreiteira de qualidade para essa tarefa, já que para ter um excelente acabamento, o contrapiso onde será instalado o piso vinílico deve estar perfeitamente nivelado. Pode ser aplicado em cima de alguns tipos de materiais fixos já existentes, mas nesses casos deve-se aplicar uma massa niveladora antes. Pisos já existentes feitos com materiais não fixos, como parquet e madeira, por exemplo, devem ser retirados totalmente e nivelados para então receber o vinílico.

 

 

Ele é adequado para as áreas internas, com exceção do box do banheiro por causa do contato constante com a água do banho. O vinílico clicado também não é adequado para o box, pois a água poderia escorrer e acabar mofando o produto por baixo.

 

TAGS: Ambiente, Construção, Pisos e Revestimentos, Piso VinílicoVantagens, Instalação, Zona Metropolitana, Rio Grande do Sul.